search

Jovens do campo e da cidade vão às ruas do Recife contra fascismo e pela democracia

Foto: Oranian Lucas/Fojupe

Diante do atual cenário político de uma crescente onda totalitarista, de perseguição aos movimentos sociais, aumento das desigualdades e dos altos índices de mortes de jovens negros, índios, LGBTs e mulheres no Brasil, o Fojupe (Fórum das Juventudes de Pernambuco), do qual o MIRIM Brasil faz parte, vai tomar as ruas do Recife com a realização do III Ato Agosto das Juventudes: “Fascismo Aqui Não Se Cria: Juventude do Campo e da Cidade Pelo Fortalecimento das Políticas Públicas e da Democracia”, que será realizado na sexta-feira, dia 23, a partir das 13h, no parque 13 de Maio, na área central da cidade.

O objetivo é dar visibilidade e continuidade às denúncias na Carta Política do Fojupe sobre as violações de direitos sofridas pelos jovens do campo e da cidade e reivindicar os direitos previstos no Estatuto da Juventude e a efetividade dos planos estadual e municipais voltados para essa população. O III Ato Agosto das Juventudes irá realizar um Tribunal Popular no meio do parque 13 de Maio. Os jovens urbanos e rurais vão subir no palanque para fazer denúncias e propostas sobre os espaços e serviços públicos do Estado, bem como das suas perspectivas de vida de acordo com suas realidades. Três juradas especialistas na temática de juventude irão avaliar as demandas abordadas. O documento dessa ação será anexado à Carta Política do Fojupe como produto de 2019.

A marcha das juventudes terá início às 16h, com destino ao Armazém do Campo (rua Imperador Dom Pedro II, 387, Santo Antônio). A partir das 18h, haverá a Noite Cultural, com intervenções artísticas de coco, danças africanas, indígenas, apresentações de passinho e declamações de poesia do lado externo do Armazém voltado para o BRT. Estima-se a participação de cerca de mil pessoas, entre estudantes, artistas, coletivos de juventudes (rurais, urbanos, antiproibicionistas, LGBTs) e organizações da sociedade civil do Sertão, Agreste, Zona da Mata e Região Metropolitana.

Agosto das Juventudes

Em alusão ao dia 12 de agosto, data estipulada pela ONU (Organização das Nações Unidas) como o Dia Internacional das Juventudes, o Fojupe constrói coletivamente – com cerca de 50 grupos, organizações juvenis e da sociedade civil das quatro Regiões de Desenvolvimento do Estado – três ações estratégicas de mobilização, formação e incidência política.

A primeira ação aconteceu no mês de julho. Foi realizado o Seminário Estadual das Juventudes de Pernambuco, na FASE-PE, que reuniu cerca de 60 jovens de coletivos juvenis do Estado na discussão sobre o tema “Fascismo Aqui Não Se Cria: Juventude do Campo e da Cidade Pelo Fortalecimento das Políticas Públicas e da Democracia”, com facilitação do sociólogo Vando Nogueira.

A partir dessa ação, os coletivos se muniram de elementos para a realização do Juventude nas Comunidades. São rodas de diálogos realizadas simultaneamente no mês de agosto, em cerca de 30 municípios de Pernambuco, como estratégia de formação e visibilidade do Fojupe nos territórios.

A terceira ação é de incidência política. Além do ato de rua, o Fojupe vai ocupar a Alepe (Assembleia Legislativa de Pernambuco) na quinta-feira, dia 22, a partir das 9h, visando dar visibilidade a um inquérito civil, em trâmite no MPPE (Ministério Público de Pernambuco), que denuncia o Estado de Pernambuco pela não efetivação da Lei nº 13.608 de 2008 (Plano Estadual de Juventude), bem como a pouca aplicação em nível local do Estatuto da Juventude (Lei Federal nº 712.852).

O Fojupe

Com nove anos de luta por políticas públicas no Estado, o Fórum das Juventudes de Pernambuco agrega mais de 50 coletivos juvenis urbanos e rurais e organizações da sociedade civil das quatro Regiões de Desenvolvimento do Estado (Sertão, Agreste, Zona da Mata e Região Metropolitana do Recife), se propondo a ser um espaço de diálogo, formação e incidência política das juventudes e para as juventudes pernambucanas.

Serviço:

III Ato Agosto das Juventudes: “Fascismo Aqui Não Se Cria: Juventude do Campo e da Cidade Pelo Fortalecimento das Políticas Públicas e da Democracia”

Data: Sexta-feira, 23 de agosto, a partir das 13h

Local: Parque 13 de Maio, área central do Recife

Percurso: rua do Hospício, avenida Conde da Boa Vista, ponte Duarte Coelho, avenida Guararapes, avenida Dantas Barreto, avenida Nossa Senhora do Carmo, avenida Martins de Barros

Palavras-Chaves: , , ,