search

MIRIM participa de assembleia do Fojupe em aldeia Xucuru

A assembleia geral do Fórum das Juventudes de Pernambuco (Fojupe) foi realizada entre os dias 22 e 24 deste mês em uma das aldeias do território Xucuru do Ororubá, na cidade de Pesqueira, Agreste de Pernambuco.  Cerca de 80 pessoas participaram do evento, que contou com a participação de representantes de 50 organizações que compõem o fórum, entre elas o MIRIM Brasil.

Durante a assembleia houve um carrossel com debates sobre feminicídio, extermínio da juventude negra, lgbtfobia, agroecologia, saúde da população jovem e reforma da previdência. Este último tema foi abordado pelo militante e tesoureiro do Mirim Brasil, Filipe Antônio.

Para o representante do Mirim,  antes de pensar na reforma da Previdência seria necessário rever alguns pontos.  “Algumas medidas que poderiam ter sido tomadas antes da reforma seriam questões como devedores da Previdência, auditoria da divida publica, a taxação de impostos sobre lucros e dividendos”. Filipe destacou ainda que, mesmo com essa reforma “pronta”, o presidente não conta com o déficit das forças armadas.

Durante a assembleia as quatro regiões que fazem parte do Fojupe avaliaram as atividades do ano passado e o planejamento para 2019 que envolve obviamente a realização do 3º Agosto das Juventudes, a ocupação de conselhos e espaços políticos nos quais a política de juventude seja foco ou transversal. Também houve a renovação das coordenações, medida pela qual assumem a coordenação da Região Metropolitana do Fojupe, no lugar do Mirim Brasil e do Cores do Amanhã, a companheira Jessica Vanessa do CCJ e Derson Silva do Fórum da Juventude Negra (Fojune).

No encontro também houve uma análise de conjuntura e debate com o coordenador do Centro Sabiá, Alexandre Pires, o advogado indígena, Guilherme Araujo ( Guila Xucuru ), e Joelma Carla, membro do Fojupe pelo IPJ e também co-deputa estadual pelas juntas do Psol. Além disso, a fala arrepiante e igualmente linda sobre a história do povo Xucuru proferidas por Dona Zenilda, esposa do falecido Cacique Chicão, pelo vice Cacique Zé de Santa e por fim o Cacique Marquinhos Xucuru.